Tales of Creativity and Play

 

A Ted Talk de Tim Brown, Tales of Creativity and Play, remata a primeira semana do curso de Human-Centered Design da IDEO: Design Kit 2017.

A primeira aula de introdução ao tema aborda a importância de entender a iteração e o erro como uma ferramenta de trabalho: mais do que manifestações de insucesso, as experiências falhadas permitem minimizar o risco de implementação da ideia, permitindo a validação contínua ao longo do percurso.

O vídeo de Tim Brown resume esta mentalidade, explorando o “conservadorismo de pensamento” – o receio de partilhar e de falhar – como um obstáculo à criatividade, que depende da capacidade de nos sentirmos seguros para testar e partilhar experiências. Esta constatação, ainda que aparentemente óbvia aplicada ao trabalho de equipa, é algo a considerar indispensavelmente no desenvolvimento de actividades que visem recolher informação ou estimular a participação da comunidade, onde a exposição social tende a ser inibidora.

Tim Brown resume três comportamentos essenciais para criar empatia com os utilizadores e estimular conversas produtivas em torno de conceitos tangíveis:

  1. Explorar:

    apostar na quantidade, testando o máximo de possibilidades

  2. Construir:

    pensar com as mãos, através da execução de protótipos básicos

  3. Encenar:

    simular as potenciais utilizações, em busca de soluções autênticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.