Survey to architects: challenges to inspection and diagnosis in historical residential buildings

Um correcto (re)conhecimento do edifício, através do levantamento e diagnóstico, é uma ferramenta essencial para suportar a tomada de decisão nos processos de intervenção no património construído. Os arquitectos, enquanto mediadores dos diferentes intervenientes e fases do processo ao longo do tempo, têm um impacto efectivo nas decisões relativas aos procedimentos a adoptar na intervenção. Enquanto decisores, têm visões ecléticas sobre o interesse, conhecimento e valor do património habitacional para os tecidos históricos e, assim, as suas práticas são também diversas.

O objectivo deste artigo é contribuir para uma maior compreensão da percepção desta comunidade profissional relativas à necessidade e aos obstáculos na aplicação de procedimentos de inspecção em projectos de reabilitação de património habitacional. Essas percepções são uma influência determinante na decisão de adoptar ou não estes procedimentos. Neste estudo, é utilizado um questionário web para identificar as atitudes, percepções e interesse dos arquitectos portugueses (n=57) relativamente à reabilitação, ao levantamento e à inspecção e diagnóstico dos edifícios de habitação.

Os resultados indicam que os arquitectos consideram o desconhecimento técnico dos actores envolvidos um dos maiores problemas, tanto por parte dos próprios técnicos devido a formação insuficiente, mas também por parte dos construtores e dos promotores. Salientam ainda a necessidade de conceber metodologias simplificadas e menos consumidoras de recursos, de modo a garantir a sua aplicabilidade. Apesar disso, a maioria dos inquiridos expressa uma atitude positiva e de entusiasmo relativamente a estes processos. Este aspecto pode derivar de uma crescente procura neste sector, o que demonstra a necessidade de actuar no sentido de dar resposta às hesitações e obstáculos identificados, contribuindo para decisões mais informadas e respeitadoras deste património.

O inquérito e os seus resultados preliminares foram apresentados no âmbito do Rehab 2017 e podem ser conhecidos integralmente no artigo Survey to architects: challenges to inspection and diagnosis in historical residential buildings.

 


Gonçalves J., Mateus R., Silvestre J. D., Vasconcelos G. Survey to architects: challenges to inspection and diagnosis in historical residential buildings, 3rd International Conference on Preservation, Maintenance and Rehabilitation of Historical Buildings and Structures (REHAB 2017), pp. 3-10, 978-989-8734-23-5, 2017

Leave a Reply

Your email address will not be published.