Mapear experiências, desafios e oportunidades

A participação no 5º Encontro de Arquitectura Tradicional e Sustentabilidade aconteceu a convite da Palombar, que me deu oportunidade de testar algumas metodologias sobre as quais tenho reflectido e validar os resultados do inquérito junto de uma gama de intervenientes mais vasta (arquitectos, artesãos, promotores).

O ambiente informal em que decorreu o Encontro foi ideal para uma apresentação menos convencional. Não sabia na altura, mas entretanto aprendi que esta acção de reflexão colectiva pode ser enquadrada no que se designa “Unconference“: uma reunião informal, focada na discussão entre os participantes e em que o objectivo não é fazer uma apresentação de conteúdos mas sim facilitar o diálogo. Não conhecia o conceito, mas a intenção era precisamente esta – estimular a aprendizagem em espiral através de partilha de experiências entre os participantes.

O título da apresentação – Mapear experiências, desafios e oportunidades: Reflexão colectiva acerca dos processos de intervenção no património construído – tenta expressar esta fase de Descoberta, que constitui o ponto de partida para estabelecer as necessidades e prioridades reais, para as quais urge encontrar soluções alternativas através da investigação, num processo participativo orientado pela comunidade. Partindo de uma representação gráfica da experiência do utilizador (arquitecto, cliente, construtor…) ao longo das diferentes fases do processo, os participantes foram convidados a identificar momentos críticos e aspectos positivos. Os resultados evidenciam os problemas e necessidades encontrados na prática profissional, mas também as motivações e experiência emocional dos participantes.

Acima de tudo, esta experiência salienta a vontade (de todos) de tirar o conhecimento das universidades, comunicando a informação em sistema aberto e bilateralmente: por um lado tornando mais acessível o conhecimento já existente e, por outro, criando oportunidades para que a comunidade oriente a investigação.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.